Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Marmelada fina / Geleia de Marmelo


Gosto de marmelada mas tem de ser firme e consistente para cortar á faca.
Gosto de colocar uma fatia sobre o pão e cobrir com outra de queijo, ou então simples sobre pão torrado.
Quanto á geleia tento fazer sempre todos anos. Á cerca de 15-16 anos a minha filha começou a fazer gastroenterites, em parte, segundo os médicos devido ao vicio dela beber demasiado leite, tinha dias em que bebia 2 litros se eu me descuida-se. Ainda bebe, mas menos e sempre simples, nunca gostou com açúcar ou chocolate. Entretanto o estômago ficou frágil e de vez em quando volta a ficar doente.
Nestas alturas é recomendado que coma pão levemente torrado com geleia de marmelo e chá de flor de laranjeira. Só após o 2º dia pode comer tambem arroz cozido em água e sal e peixe magro cozido, isto durante uma semana.
Tem dado resultado, geralmente nem precisa de medicamentos, basta a dieta.
É por esse motivo que a geleia não pode faltar cá em casa.

Marmelada fina


Ingredientes:

3 kg de marmelos descascados e sem sementes
2 kg de açúcar
6 dl de água

Coloque os marmelos cortados aos bocados com a água numa panela, leve ao lume e deixe cozer bem.
Depois escorra bem toda a água do cozimento, coloque-a num tacho e adicione o açúcar. Leve ao lume até atingir o ponto de espadama.
Reduza os marmelos cozidos a puré( mas passe muito bem tem de ficar um puré bastante fino).
Junte o puré de marmelos ao açúcar em ponto e deixe apurar em lume baixo - cerca de 2 horas- mexendo sempre.
Eu nesta fase optei por colocar na maquina de fazer pão e seleccionar o programa de doces. Assim evito os salpicos no fogão.
Depois para quem gosta de marmelada bem firme (como eu) o truque consiste em colocar num pirex grande e alto do tipo para souflê, partes da marmelada ( encher só até pouco mais meio) e levar ao microondas por 15 minutos em potencia máxima, tapado com película aderente mas com pequenos furos em cima para sair o vapor, parando de 5 em 5 minutos para mexer. Tenha bastante cuidado porque vai estar em altas temperaturas e quando mexe ferve ainda mais - levantando mesmo.
Depois é só deixar arrefecer um pouco e guardar em caixas.

P.S.-O tempo no microondas pode variar, conforme a potencia do mesmo, é claro que um de potencia fraca vai precisar de mais tempo.

Geleia de Marmelo


Ingredientes:

Cascas e sementes dos 3 kg de marmelos
2 l de água
1,5 kg de açúcar

Coloque numa panela as cascas e sementes dos marmelos, junte a água e leve a cozer cerca de 1 hora em lume baixo. Retire do lume e deixe assim em repouso de preferência de um dia para o outro.
No outro dia coloque um pano sobre a panela e coe todo o liquido para outra panela, espremendo bem as cascas no pano para sair todo o liquido. Junte o açúcar e leve ao lume até atingir o ponto de geleia.
Deixe arrefecer e guarde em frascos.