Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Bolo de Chocolate com mousse


Ola a todos, faz este mês 3 anos que resolvi abrir este blog. Muita coisa se passou entretanto, de inicio postava regularmente todos os dias, agora isso é quase impossível, e por isso mesmo peço as minhas desculpas. Em 3 anos tudo mudou... o tempo que tinha disponível, o meu trabalho, a minha situação financeira, a minha saúde... etc, etc... Problemas uns atrás dos outros...
Mas nunca gostei de ser coitadinha, a vida continua, para a frente é que é o caminho, por isso vamos lá com outra receitinha de um bolinho delicioso (feito á pressa) mas com uma técnica que para mim é nova pois foi neste bolo que fiz pela primeira vez a cinta de chocolate levemente amachocada, fiquei feliz da vida porque deu certo logo na 1ª vez !!...

Ingredientes:

Bolo:
4 ovos
200g de açúcar
200g de farinha
125g de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
150ml de buttermilk - caso não tenha junte a 150ml de leite 2 colheres de sopa de sumo de limão e deixe repousar 10 minutos.

Bata muito bem os ovos com o açúcar. Junte aos poucos e batendo sempre o chocolate, farinha e fermento alternando com o buttermilk. Leve a cozer no forno em forma redonda sem buraco, untada de margarina e polvilhada de farinha. Deixe arrefecer depois de cozido e desenforme.
 Divida o bolo em duas partes cortando-o ao meio no sentido horizontal. Coloque uma das partes num prato e humedeça levemente com o seguinte molho:

350ml de leite quente
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de café instantâneo
1 colher de sopa de vinho do porto
Misture tudo muito bem e aplique no bolo com a ajuda de um pincel.

Depois de humedecer a 1ª parte do bolo coloque o recheio :

1 embalagem de mousse de chocolate instantânea confeccionada seguindo as instruções da embalagem, polvilhando com nozes picadas e corintos hidratados em vinho do porto. Coloque a 2º parte do bolo e humedeça de novo com o molho. Barre todo o bolo com a restante mousse e leve ao frigorífico pelo menos 1 hora. Com uma fita métrica tire a medida da circunferência do seu bolo e tambem a medida da altura acrescentado a esta um centímetro. Corte uma tira de papel vegetal com estas medidas. Derreta em banho maria uma tablete de 200g de chocolate  de leite. Com um pincel de cozinha ou um raspador barre toda a tira de papel vegetal com uma camada  (fina)de chocolate derretido. Retire o bolo do frio e coloque com delicadeza a tira de papel vegetal barrada com o chocolate em redor do bolo precionando levemente de modo a a conferir um efeito levemente amachocado. Leve de novo ao frigorífico mais uma hora. Decorrido este tempo retire o papel vegetal com jeitinho de modo a não quebrar a cinta de chocolate que estará por sua vez colada ao bolo. Decore o cimo do bolo com bombons, frutas, aparas de chocolate ou outros á sua escolha. Sirva fresco.




14 comentários:

  1. Ficou 5 estrelas esse bolinho.Adorei a cinta, fica muito bem na decoração.

    Quanto ao resto amiga, o que interessa é que tenhas força para ultrapassar os obstáculos que te aparecem à frente.
    E sei que nem sempre é fácil, nada mesmo.
    Sabes no post que coloquei da artrite onde fiquei a saber que tu também sofrias desse problema, contei só uma parte... a parte da saúde, mas amiga, acredita que tinha muito mais para contar. Não o fiz nem o farei porque... acho que me entendes...
    beijinhos doces

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns por estes três anos de blog, tens sempre coisas deliciosas e este bolo é a prova disso!
    Espero que o futuro te traga o que mais desejas :)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelos 3 anos do teu blog :)
    Adorei a apresentação desse bolo... aliás eu gosto bastante de todas as tuas receitas!!!

    Bjokas e boas semana

    ResponderEliminar
  4. Eu AMEI a decoração e agradeço a explicação! Está muito acessível e quem sabe me aventure! Os meus sinceros parabéns pelos 3 anos de blog, que tem coisas fantásticas. Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Essa cinta fica mesmo uma beleza :) Olha, já perdi a conta aos anos que o meu blog fez mas a minha vida também mudou bastante e são uns problemas atrás dos outros. Infelizmente acontece a muita gente, temos que adoçar a nossa vida e ter força para superar as adversidades ;)

    ResponderEliminar
  6. Amiga ficou um bolinho lindissimo, devo dizer, também nunca me aventurei a fazer essas coisas de chocolate, pois acho que iria ser uma autentica desgraça...eh eh! Embora muitas vezes isso seja apenas na nossa cabeça e as coisas acabem por ser mais simples do que parecem, mas pronto. Qualquer dia... ;)
    Os meus parabéns pelos 3 anos de blog, que venham pelo menos mais 3, é bom sinal!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns pelos 3 anos de blog e especialmente para esta maravilha de bolo que nos trazes.

    Ficou 5 *****.

    Beijinho tudo de bom

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Parabéns minha querida venham mais aninhos e que possamos festejar juntas, belo bolo amiga, ficou mesmo lindo....bjokitas

    ResponderEliminar
  9. Agradeço imenso os vossos carinhosos comentarios, o meu muito obrigada a todas pela vossa atenção, um beijinho carinhoso a todas vós e muita sorte para todas nós.
    Ratolinha - muito obrigada pelas tuas palavras, estamos em sintonia sem duvida, percebeste o que eu quis dizer, um beijinho carinhoso para ti e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  10. Parabéns!!!!
    Q bolo lindo e delicioso
    bjos
    Ke

    ResponderEliminar
  11. Olá Micas !
    Só hoje conheci o teu cantinho, pois ainda ando á pouco nestas bandas dos blogs.
    Adorei as tuas sugestões e por favor continua a partilhar connosco as tuas ideias/receitas.
    Adorei este bolo e parabéns !!!
    Um grande beijinho e que tudo se resolva pelo melhor.

    ResponderEliminar
  12. Oi Mica, hoje estou conhecendo seu blog e já fiquei com vontade com esse bolo maravilhoso.Adorei tudo e voltarei para conhecer melhor.Beijinhos.

    ResponderEliminar