Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pickles



Como tenho andado a fazer varias conservas lembrei-me de colocar aqui algumas receitas das mesmas, partilhando convosco assim, algumas das minhas ideias.
Desta vez fiz pickles só com cenoura e pepino, com couve flor vou fazer só em novembro, altura em que penso já ter algumas na horta.
O pepino que usei foi dos grandes (japoneses), pois embora seja habito fazer com os pequenitos proprios para pickles, desta vez tive de aproveitar os que tenho em grande quantidade.
Para já a minha maneira de fazer pickles:

Ingredientes:

1 kg de cenouras descascadas
2 pepinos grandes japoneses ou outros
1l de vinagre
1 colher de sopa de sal
1 malagueta pequena

Cortar as cenouras em palitos ou rodelas - como preferir. Lavar os pepinos e corta-los ao meio no sentido do comprimento, com a ajuda de uma colher de chá retirar as sementes dos pepinos; corta-los também em palitos grossos.
Esterilizar os frascos, deixa-los arrefecer e colocar os legumes bem posicionados lá dentro apertando-os bem.
Levar ao lume o vinagre com o sal e a malagueta, quando ferver retirar a malagueta e deitar nos frascos cobrindo bem os legumes, de preferência até ao bordo do frasco. fechar bem os frascos e deixa-los por 24 horas. Ao fim deste tempo abri-los de novo e escorrer bem o vinagre, levando-o a ferver; voltar a deitar nos frascos e fechar muito bem. Coloque uma panela alta com água ao lume e quando ferver, colocar lá dentro os frascos de maneira a que a água os cubra totalmente. Baixar o lume deixe ferver cerca de 15 minutos. Apagar o lume e deixar os frascos lá dentro até a água arrefecer, criando assim vácuo nos frascos.
Estam prontos a consumir ao fim de 2 meses + ou -, mas podem-se guardar cerca de um ano.