Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Queijo magro ou requeijão caseiro - sem lactose


Sou eu que faço o meu queijo fresco ou requeijão, tenho intolerância á lactose mas adoro queijo. Esta é a minha sugestão, para quem quer saborear um bom queijo, delicioso, magro e económico.

Ingredientes:

1l de leite magro sem lactose
3 ou 4 colheres de sopa de vinagre de maçã
Uma pitada de sal
Oregãos secos - opcional


Coloque o leite numa panela e leve ao fogo até ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogão e junte 3 colheres de sopa de vinagre de maçã ou cidra, caso o leite não talhe, junte mais uma. Mexa muito bem e deixe repousar 10 minutos.
Escorra então através de um coador de rede a massa que ficou, espremendo bem.
Passe a panela onde ferveu o leite por água e deite a massa, juntado uma porção de água fria e mexa um pouco - faço isto para retirar o sabor e o aroma do vinagre.
Volte a coar e a escorrer a massa no coador apertando bem para sair todo o liquido.
Tempere com umas pedrinhas de sal e se gostar junte oregãos secos.
Ponha numa tacinha apertado bem, tape e guarde no frigorífico.
Se desejar pode comer de imediato, desenformando para um prato, ou guarde para mais tarde.
Pode guardar tapado numa caixinha ate 3 dias no frigorífico.


Nota - pode aproveitar o soro do coalho (liquido que sobra da massa do queijo) para enrequecer molhos, sopas.
O que  difere o queijo fresco do requeijão é a forma como espreme o queijo, se espremer  bem retirando o maximo possivel de liquido, resulta queijo fresco, se deixar mais solto sem espremer muito, fica requeijão.


10 comentários:

  1. Nunca experimentei com leite sem lactose! Que interessante! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia nunca experimentei fazer em casa, tenho que tentar! obrigada e parabéns! bjs
    http://www.iguaria.com/

    ResponderEliminar