Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Rissois de Peixe



Ingredientes:

Massa:

1 chávena grande (almoçadeira) de farinha
A mesma chavena de água
1 colher de sopa bem cheia de margarina
Uma pitada de sal

Para panar:
2 claras em neve
Pão ralado

Leve uma panela ao lume com a água, margarina e sal. Quando ferver junte a farinha peneirada, mexa com uma colher de pau e deixe cozer cerca de 3 minutos mexendo sempre. (nota-se que está cozida quando formar uma bola)
Retire e coloque a massa sobre uma tábua de cozinha. deixe arrefecer um pouco e amasse muito bem, até que a massa fique com uma textura acetinada e fina.
Deixe arrefecer completamente (amassando de vez em quando para que não forme crosta ao arrefecer).
Estenda a massa o mais fino possível com a ajuda de um rolo de cozinha (não estenda a massa sobre uma superfície com farinha - isso faz a massa ficar grossa e seca- esta massa não pega, se pegar é porque ficou mal feita ou mal amassada, se tiver alguma dificuldade a estende-la unte ligeiramente a bancada com um pouquinho de óleo.
Coloque uma colher de recheio sobre a massa estendida, cubra fazendo uma dobra com a massa e corte com um cortador de massas ou com uma forma de bordo grosso, (eu uso um copo invertido) passe todo o rissol por claras em neve e depois por pão ralado. Disponha sobre uma travessa e congele ou se for para consumir de seguida, leve ao frio pelo menos 1 hora para que a massa repouse e sele bem. Fritam-se em óleo quente e servem-se quentes ou frios.



Recheio:

1 posta grande peixe (200g) - pescada ou no meu caso prefiro a maruca
Meio lombo de bacalhau demolhado (100g)
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de óleo - deve-se usar sempre óleo ou azeite quando se frita com margarina ou manteiga para que esta não queime.
2 colheres de sopa de farinha
600ml de leite
Sal, pimenta
2 gemas de ovo

Coza a maruca e o bacalhau no leite. Retire o peixe, limpe de peles e espinhas e pique tudo muito bem. Coe o leite onde cozeu e reserve. Numa caçarola coloque a cebola, margarina e óleo, leve a refogar. Assim que a cebola ficar translucida junte a farinha mexendo sempre. Adicione aos poucos o leite em que cozeu o peixe mexendo sempre para que a farinha dissolva. Junte o peixe picado e as gemas batidas com um pouco de leite. Tempere com sal e pimenta. Quem gostar pode adicionar também salsa picada (eu pessoalmente não gosto). Sempre com o lume baixo vá mexendo até engrossar. Se notar que o creme está muito grosso junte mais um pouco de leite.
Retire do lume, deixe arrefecer e comece a rechear a massa.

9 comentários:

  1. Não sabia que se podia passar os rissóis por claras, eu costumo passar por ovo e pão ralado, nunca por claras. Qual é a diferença?
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Ficaram muito lindos, amanhã vou fazer de carne, vamos ver se saem bem. Depois coloco a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Óptimo aspecto! Vou certamente fazer um dia destes :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que lindos rissoís ficaram com um excelente aspeto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos pelos comentarios, beijinhos e bom fim de semana.
    p.s. Ratolinha- são as claras que selam a massa, podes sempre utilizar os ovos inteiros mas nunca somente as gemas, neste caso como se utilisam as gemas no creme dos rissois aproveitam-se as claras para panar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida, que delícia, hein?

    Desejo hoje tudo de bom pra vc, muitas felicidades pra vc e toda a família, estou com saudades de colocar nosso papo em dia.

    Beijinhos,
    Cris.

    ResponderEliminar
  7. Tb gosto muito dessa massa, ficam uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. aos temposque nao faço rissois. ando com umas saudades.estao lindos!!

    ResponderEliminar
  9. Olá !
    Estou com uma dúvida por favor
    01 chávena almocadeira (grande) equivale a quantos ml?

    Abracos

    Helvia

    ResponderEliminar