Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Bolo de Chocolate com mousse


Ola a todos, faz este mês 3 anos que resolvi abrir este blog. Muita coisa se passou entretanto, de inicio postava regularmente todos os dias, agora isso é quase impossível, e por isso mesmo peço as minhas desculpas. Em 3 anos tudo mudou... o tempo que tinha disponível, o meu trabalho, a minha situação financeira, a minha saúde... etc, etc... Problemas uns atrás dos outros...
Mas nunca gostei de ser coitadinha, a vida continua, para a frente é que é o caminho, por isso vamos lá com outra receitinha de um bolinho delicioso (feito á pressa) mas com uma técnica que para mim é nova pois foi neste bolo que fiz pela primeira vez a cinta de chocolate levemente amachocada, fiquei feliz da vida porque deu certo logo na 1ª vez !!...

Ingredientes:

Bolo:
4 ovos
200g de açúcar
200g de farinha
125g de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
150ml de buttermilk - caso não tenha junte a 150ml de leite 2 colheres de sopa de sumo de limão e deixe repousar 10 minutos.

Bata muito bem os ovos com o açúcar. Junte aos poucos e batendo sempre o chocolate, farinha e fermento alternando com o buttermilk. Leve a cozer no forno em forma redonda sem buraco, untada de margarina e polvilhada de farinha. Deixe arrefecer depois de cozido e desenforme.
 Divida o bolo em duas partes cortando-o ao meio no sentido horizontal. Coloque uma das partes num prato e humedeça levemente com o seguinte molho:

350ml de leite quente
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de café instantâneo
1 colher de sopa de vinho do porto
Misture tudo muito bem e aplique no bolo com a ajuda de um pincel.

Depois de humedecer a 1ª parte do bolo coloque o recheio :

1 embalagem de mousse de chocolate instantânea confeccionada seguindo as instruções da embalagem, polvilhando com nozes picadas e corintos hidratados em vinho do porto. Coloque a 2º parte do bolo e humedeça de novo com o molho. Barre todo o bolo com a restante mousse e leve ao frigorífico pelo menos 1 hora. Com uma fita métrica tire a medida da circunferência do seu bolo e tambem a medida da altura acrescentado a esta um centímetro. Corte uma tira de papel vegetal com estas medidas. Derreta em banho maria uma tablete de 200g de chocolate  de leite. Com um pincel de cozinha ou um raspador barre toda a tira de papel vegetal com uma camada  (fina)de chocolate derretido. Retire o bolo do frio e coloque com delicadeza a tira de papel vegetal barrada com o chocolate em redor do bolo precionando levemente de modo a a conferir um efeito levemente amachocado. Leve de novo ao frigorífico mais uma hora. Decorrido este tempo retire o papel vegetal com jeitinho de modo a não quebrar a cinta de chocolate que estará por sua vez colada ao bolo. Decore o cimo do bolo com bombons, frutas, aparas de chocolate ou outros á sua escolha. Sirva fresco.