Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Folhados de Gila / Doce de Gila




Adoro massa folhada e pronto!!!
Cansei de fazer comida para toda a gente, e eu ficar com saladas!
Agora vou fazer uma pausa na dieta.
Fiz estes folhados que adoro e o doce é feito sempre todos anos por mim a pensar nos doces natalícios, pois se for a comprar sempre tudo gasto um dinheirão.
Cá em casa nunca se fica por 2 ou 3 doces nessa altura, é sempre uma enxurrada de doces e salgados tanto no natal como na passagem de ano´. Somos nós, a família, amigos, enfim come-se tudo.

Folhados de Gila:

500 g de massa folhada
200 g de doce de gila

Creme:

2 dl de leite
2 colheres de sopa de açúcar
casca de limão
2 gemas de ovo
1 colher de sopa de maizena
Misture tudo num tachinho e leve ao lume a engrossar. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de utilizar.

Molho - Cobertura:

2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de canela em pó
3 colheres de sopa de leite
Misture tudo numa tacinha e utilize


Estenda a massa folhada, formando um rectângulo.
Sobre esta e na ponta da massa mais larga coloque o doce em fila. Deitar por cima do doce o creme com uma colher (aos poucos).
Enrole formando uma torta. Com uma faca afiada corte o rolo em pedaços de 6-7 cm.
Coloque com cuidado os folhados num tabuleiro forrado de papel vegetal. Com a ajuda de um pincel de cozinha, espalhe o molho de açúcar e canela sobre cada folhado.
Leve ao forno até cozer.

Doce de Abóbora Gila:




Parta a abóbora atirando-a ao chão. Nunca corte ou utilize facas ou utensílios de metal para partir esta abóbora, fica com sabor a peixe.
Separe os bocados, lave bem, retire as "tripas" e sementes. Coloque numa panela cubra com água e leve a cozer. Quando se estiver a separar da casca, retire, escorra, e separe muito bem todos os fios. Coloque estes fios num alguidar com água fria e 1 colher de sopa de sal. Deixe assim por 24 horas. Depois escorra muito bem, passe por água limpa e deixe a escorrer espremendo bem para sair toda a água.
Pese os fios da abóbora escorridos, e por cada kg coloque num tacho 800 g de açúcar com 1 dl de água. Leve ao lume até formar ponto de espadama, junte os fios da abóbora e deixe apurar em lume muito baixinho mexendo varias vezes.
Deixe arrefecer e guarde em frascos ou boiões cobertos de papel vegetal.

P.S. - Tenho que confessar que eu não guardo doces, compotas ou marmeladas em frascos. Coloco todos eles em caixas com tampa que vedem bem, geralmente da Tupperware e congelo. Devido ao ponto do açúcar os doces nunca congelam totalmente, mas evita-se assim que ganhem bolores ou se estraguem com o passar do tempo. Os meus doces assim guardados conservam-se durante um ano ou mais sem se estragar, e quando os descongelo parecem feitos na altura.