sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013

Bolo de Frutas


Adoro bolo de frutas cristalizadas e frutos secos, mas nunca gostei muito da decoração tradicional ( glacê feito com açúcar em pó). Por outro lado adorei a decoração de um bolo de laranja cuja foto tem corrido na net. Então decidi fazer o bolo de frutas com esta decoração, deu certo!!!... Adorei o resultado.

Ingredientes:

Bolo:

1 chávena (chá) de frutas cristalizadas picadas
1 chávena (chá) de nozes picadas
1 chávena (chá) de passas de figo picadas
1 chávena (chá) de sultanas
1 chávena de manteiga
1 colher (chá) de canela
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena (chá) de açúcar
1 chávena (chá) de açúcar amarelo
2 chávenas (chá) de farinha com fermento
4 ovos


Decoração:
4 ou 5 laranjas cortadas em rodelas com + ou - 3 mm de espessura
1 chávena de açúcar
meia chávena de água

Bata muito bem a manteiga com o açúcar, juntando depois os ovos, o fermento, canela e por ultimo a farinha aos poucos batendo bem.
Por fim, envolva as frutas, previamente polvilhadas com farinha. Forre uma forma redonda sem buraco com papel vegetal unte com margarina (eu uso oleo em spray da Espiga) e disponha as rodelas da laranja ( já processadas anteriormente como indico em baixo) juntinhas de modo a conseguir um efeito visual bonito. Despeje a massa do bolo e leve a cozer no forno 190º, mais ou menos por uma hora, faça o teste do palito para verificar se está cozido. 

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme retirando com cuidado o papel vegetal. Pincele todo o bolo com a caldinha que restou de cozer as laranjas para dar brilho ao bolo.

Decoração:
Comece por deixar as rodelas da laranja de molho em água fria de um dia para o outro, mudando a água pelo menos 3 vezes - isto vai retirar o amargo da casca da laranja. Depois leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver 4 minutos para fazer um xarope grossinho. Vá colocando as rodelas da laranja escorridas e deixe cozer um minuto de cada lado em lume baixinho. Retire as rodelas da laranja com um garfo e vá dispondo na forma como indiquei acima.

11 comentários: