Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Preto em camisa


Não levem a mal, não é racismo é mesmo o nome do bolo.
É uma receita que tenho á alguns anos e que me foi cedida por uma antiga cozinheira de um restaurante aqui da terra. Até agora é o bolo de chocolate preferido cá de casa, e foi o bolo de aniversário do marido no passado dia 2.

Ingredientes:

300g de açúcar
250g de farinha
50g de cacau
3 ovos
1 colher de café de baunilha em pó
1 colher de chá de bicabornato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
2,5 dl de leite
200g de margarina

Bater os ovos inteiros com o açúcar, juntar a margarina derretida e o resto dos ingredientes.
Bater bem e levar ao forno em forma redonda sem buraco untada e forrada com papel vegetal, untando com margarina e polvilhando com farinha.

No fim de cozido deixar arrefecer um pouco, desenformar com cuidado e fure todo o bolo com um garfo, regando com o seguinte molho:

Levar ao lume numa panela 5 dl de leite, 150g de coco ralado e 220g de açúcar, deixar ferver em lume baixinho durante 2 minutos.
Juntar então 3 claras batidas em castelo, misturar com cuidado, deixando cozer um pouco as claras, retirar do lume e regar o bolo com o molho ainda quente.
É um bolinho muito molhadinho, e deve ser servido fresco.

7 comentários:

  1. O povo já gosta de dar nomes controvertidos aos alimentos, não? Aqui temos a "nega maluca" (bolo) e um doce chamado "preto de alma branca" (esse é o pior de todos).
    Deixando de lado o nome, o bolo é gostoso. E assim decoradinho, é um mimo carinhoso para o aniversariante.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Mas que delicia de bolo e ainda por cima com uma decoração fantástica. Deve ser mesmo bom e então para uma chocolatra como eu...

    Cresce água na boca.

    adorei, Parabens

    Bjocas

    ResponderEliminar
  3. obrigado amigas, beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  4. ahaha... minha querida, o nome não interessa nada, na minha opinião, existem tantas receitas com nomes engraçados... esse é mais um eheh

    Ficou lindo... parabéns!!!

    ResponderEliminar
  5. É a graça da culinária, os nomes estranhos, engraçados, diferentes.
    Deve ser maravilhoso este bolinho, ficou lindo

    ResponderEliminar