sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Semifrio de Chocolate


 Ingredientes:


600 ml de natas
3 folhas de gelatina
2 pacotes de bolacha Oreo  /  + ou – 360 g
1 colher de sopa de margarina derretida
2 mousses instantâneas de chocolate
2 colheres de sopa de leite
6 colheres de sopa de açúcar
Amêndoa granulada, chocolate para a decoração

Triturar as bolachas, dividir em duas partes. Juntar a margarina a uma das partes da bolacha triturada, misturar bem e forrar o fundo de uma forma redonda sem buraco, pressionando bem.
Bater as natas com o açúcar até fazer chantilly. Demolhar as folhas de gelatina em água fria por 30 segundos e de seguida dissolve-las no leite a ferver. Adicionar ás natas envolvendo bem. Deitar as natas sobre as bolachas na forma. Leve ao frigorífico ou congelador para solidificar. Polvilhar com as restantes bolachas trituradas. Fazer as mousses de chocolate seguindo as indicações da embalagem.  Deitar as mousses na forma sobre o preparado de natas e bolacha. Leve ao frigorífico por 3 horas e desenforme (se a forma for de aro amovível)
Ou congele se a forma for normal, assim torna-se mais fácil desenformar, decore com amêndoas e chocolate. Sirva bem frio.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Peito de frango em quadradinhos com delicias do mar


 Ingredientes:

2 peitos de frango cortados em quadradinhos
12 palitos de delicias do mar
Metade de uma cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de calda de tomate
1 colher de chá de calda de pimentão
1 folha de louro
150 ml de vinho branco
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de margarina
Sal, pimenta, malagueta picada - opcional

Coloque numa frigideira o óleo, margarina, cebola, alho e deixe refogar um pouco. Junte o frango, calda de tomate, calda de pimentão, louro e tempere com sal, pimenta e malagueta. Deixe refogar por 5 minutos e junte o vinho. Deixe cozer até reduzir o molho e ficar apuradinho. Rectifique os temperos. Adicione as delicias do mar cortadas em pedaços e sirva de imediato.
Acompanhe com arroz branco e salada.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Limoncello tiramisu


 Ingredientes: 

250 gr Mascarpone

200 ml natas

30 palitos de la reine

sumo de 2 limões médios

200 ml água

20 ml + 40 ml de licor Limoncello

100 gr + 50 gr açúcar

Amêndoa granulada torrada para decorar

 Aqueça o sumo dos limões, a água e 100 g de  açúcar, durante 2-3 minutos e deixe arrefecer. À parte numa tigela, bata as natas com o restante açúcar e junte 20 ml de limoncello. Junte o marcarpone e verifique o grau de doçura, caso ache amargo, junte-lhe um pouco de açucar. Envolva todo este preparado e leve ao frigorífico.Voltando ao xarope de limão que preparou inicialmente, junte o restante limoncello e mergulhe os palitos de la reine  coloque-os na taça onde vai servir o doce em camadas alternadas com o creme de mascarpone . Termine com o marcarpone. Tape a taça com película aderente e leve ao frigorífico por 4 horas. Enfeite com as amêndoas . Sirva bem fresco.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Beliscão (genérico)


 Ingredientes:
240 ml de leite morno
240 ml de óleo
30 g de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
15 g de fermento fresco
650 g de farinha
Compota de pêssego, maçã, marmelada ou outro ao seu gosto, mas que seja de consistência pesada – grossa
Dissolva o fermento no leite morno, acrescente o óleo, açúcar e a manteiga. Adicione a farinha e vá amassando. (usei a maquina de fazer pão na opção amassar)
Estenda a massa com um rolo sobre uma superfície untada com óleo e corte quadradinhos de + ou – 10 cm, coloque um montinho de compota no centro e enrole. Vá colocando num tabuleiro forrado de papel vegetal pertinho uns dos outros e leve a cozer no forno a 200º. Retire quando ficarem lourinhos, passe por açúcar e deixe arrefecer.  
Guarde em recipientes fechados em local seco e fresco.

Receita indicada por Marisa Dogue no grupo culinária receitas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Empadão de frango



 Ingredientes:

2 peitos de frango cozidos e desfiados
100 g de chouriço de carne ou linguiça picados
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
3 colheres de sopa de calda de tomate
1 colher de chá de calda de pimentão
1 folha de louro
200 ml de vinho branco
3 colheres de sopa de azeite
Sal, pimenta, malagueta picada - facultativo

1500 g de batatas
Sal, margarina, leite

Refogue a cebola e o alho no azeite, junte o chouriço, calda de tomate e pimentão. Acrescente o frango, louro, vinho e tempere com sal,  pimenta e malagueta. Deixe apurar por 10 minutos, reserve.
Coza as batatas reduza-as a puré e tempere com sal, junte um pouco de leite e margarina para fazer um puré menos preso.
Unte um pirex com margarina e deite metade do puré, deite por cima o refogado do frango e termine cobrindo com o resto do puré. Pincele com ovo batido e enfeite com rodelas de chouriço. Leve ao forno 200º por 40-50 minutos até ficar douradinho.
Sirva de seguida acompanhado de salada.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Palitos folhados com amêndoas


Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada congelada
1 clara de ovo batida
Açúcar, amêndoa granulada

Descongele a massa a temperatura ambiente. Estenda um pouco a massa - só mesmo um pouquinho- com um rolo. Pincele toda a massa com a clara batida. Polvilhe com a amêndoa granulada e com bastante açúcar. Corte em tiras de 2 cm por 12 cm. Leve a cozer no forno (sobre tabuleiro com papel vegetal untado) a 200º por + ou - 10 minutos ou até a massa ficar lourinha. Depois de cozidos deixe arrefecer bem e guarde em frascos bem fechados para ficar sempre estaladiços.

Esta receita tirei deste blog:                                                           http://kanelaylimon.blogspot.com.es/2010/03/pastelitos-de-hojaldre-y-almendra.html

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Manteiga com ervas e alho


Uma entrada bastante apreciada cá em casa. Optei sempre por fazer esta manteiga em casa para poder controlar os sabores e ficar ao nosso gosto.
As quantidades de ervas e alho que indico na receita são ao nosso gosto, quem quiser pode alterar


Ingredientes:

250 g de manteiga de vaca com sal - de boa qualidade, a temperatura ambiente
2 dentes de alho pequenos ou médios
1 colher de sopa rasa de tomilho seco
1 colher de sopa rasa de oregãos secos

Esmague muito bem os alhos num almofariz ( se triturar em maquinas não fica bem igual ), junte as ervas e esmague tudo junto. Adicione a manteiga e misture muito bem.
Utilize de seguida, se sobrar pode guardar numa caixinha tapada no frigorífico.
Uso em torradas finas de pão tradicional caseiro de forno de lenha, cortando depois em pedaços triangulares.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Quadradinhos de Limão




 Ingredientes:

Massa:
100 g de manteiga ou margarina amolecida
50 g de açúcar
125 g de farinha
Uma pitadinha de sal, raspa de 1 limão

Cobertura:
250 g de açúcar
3 colheres de sopa de farinha
3 ovos
Raspas de 2 limões
Sumo de 3 limões

Misture todos os ingredientes da massa e amasse bem. Deite esta massa de forma uniforme num tabuleiro forrado com papel vegetal, untado de margarina e polvilhado de farinha, leve ao forno a 180º por 20 minutos.
Misture muito bem todos os ingredientes da cobertura e deite sobre a massa que estará então meio cozida, leve de novo ao forno a cozer por mais 25-30 minutos. Retire do forno depois de cozido e deixe arrefecer. Desenforme com cuidado puxando pelo papel vegetal. Polvilhe com açúcar em pó e corte em vários quadradinhos.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Molotof com molho caramelo


 Ingredientes:

17 claras
15 colheres de sopa de açúcar

molho:
100g de açúcar
1 colher de sopa de água
200ml de natas

Bater as claras em castelo juntando aos poucos o açúcar. Untar uma forma de buraco com margarina e deitar as claras, levando ao forno a cozer em banho maria (200º). Quando ficar lourinho por cima ao fim de mais ou menos 15-18 minutos, desligue o forno e deixe arrefecer sem abrir a porta. desenforme depois de frio e regue com o seguinte molho:
Leve ao lume o açúcar com a água até fazer um caramelo claro, com cuidado junte as natas, deixe ferver um pouco e retire do fogo. Deixe arrefecer e deite sobre o pudim de claras (Molotof). Sirva fresco.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pão Pita ou Pão Sirio



Ola, estou de volta depois de alguns contratempos e desaires. Começou com o agravamento da doença da minha sogra acabando infelizmente com o seu falecimento. Depois foram os meus animais de estimação com uma virose que mesmo com varias idas ao veterinário e muito dinheiro gasto perdi 2 que faleceram. Entretanto o meu PC morreu tambem - valeu-me o seguro que por acaso estava a acabar. Só o recebi esta semana, felizmente não me apagaram os meus dados, pois embora eu tenha mais computadores cá em casa só neste é que guardo as fotos e as receitas. Mas nem tudo são desgraças, tenho tido felizmente muito trabalho, o que nestes tempos difíceis que atravessamos é quase uma bênção,  tanto em trabalhos de costura como em culinária-pastelaria - nota - estas não eram as minhas profissões, mas quem não tem cão caça com gato :) . Por agora só me aflige a minha saúde e do meu marido, que com a chegada do inverno o tempo frio e húmido só agrava a nossa situação, mas como o meu marido tem consulta para daqui a alguns meses e eu já aguardo a minha á 3 anos para o hospital de S. Maria, não vamos reclamar né? - nota que estou a ser irónica. Mas a serio, se nada se agravar e nós conseguirmos trabalhar e ter sempre trabalho menos mal... Tá-se bem :)

Pão pita ou pão sirio:

Ingredientes:
20 g de fermento de padeiro dissolvido em 100ml de água e 100ml de leite morno.
1 colher de chá de açúcar
uma pitadinha de sal - uso muito pouco
2 colheres de sopa de óleo alimentar - eu uso azeite
1 ovo batido
440 g de farinha

Amasse tudo muito bem, ou faça como eu utilize a maquina de fazer pão no ciclo- amassar (já não tenho força de braços para amassar estas massas).
Faça bolinhas de massa e coloque numa superfície enfarinhada para descansar por 35 minutos.(Até levedar).
Depois abra a massa  em rodelas com o rolo e deixe crescer por mais 30 minutos (até levedar e ficarem estufadinhas.)
Leve a assar em tabuleiros enfarinhados no forno bem quente - 220º mais ou menos por 10-15 minutos, não deixe que ganhem muita cor.
Depois de cozidas envolva num pano húmido ainda quentes até arrefecerem.
OBS-
Quando for abrir a bolinha de massa, NUNCA abra de um lado e vire para abrir do outro, caso contrário o pão não abrirá em 2 folhas enquanto assa.