terça-feira, 18 de agosto de 2009
Potas ou Lulas recheadas
Comecei a fazer esta receita á 22 anos quando casei, na altura fazia com lulas, agora a paciência já não é a mesma, prefiro as Potas. Irrita-me o tempo que se leva a encher o tubinho das lulas e a mesa de trabalho toda melada, por isso faço com Potas, são maiores logo a abertura do tubo também, facilitando a entrada da colher com o recheio. A idade trás destas coisas, sabedoria, experiência e falta de paciência.
Ingredientes:
200 g de arroz agulha cru
8 potas com tentáculos
1 cebola picada
1 cubo de caldo de galinha
1 dl de vinho tinto
3 tomates picados
50 g de margarina
metade de um chouriço de carne (pequeno) picado
1 dl de água
sal, pimenta
Comece por picar grosseiramente 2 potas ou lulas juntamente com todos os tentáculos.
Numa caçarola coloque as potas picadas e os tentáculos, tomate, cebola, vinho, cubo de galinha, água, margarina, chouriço e leve ao lume até apurar um pouco. Tempere de sal e pimenta, retire do lume deixando arrefecer um pouco. Com uma escomadeira retire para uma taça deixando o molho na caçarola.
Com uma colher de sobremesa introduza nos tubos das potas 2 colheres do refogado seguindo-se 2 colheres de arroz cru, acabando com mais uma colher de refogado. Feche o tubinho com um palito e vá colocando na mesma caçarola onde fez o refogado. Leve de novo ao lume e se necessário junte mais um pouco de água. Deixe cozer cerca de 10-15 minutos e rectifique os temperos.
Sirva com batata frita e salada.
Nota: se as potas forem muito grandes, aumente as colheres de recheio e de arroz.