sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Chutney de Tomate


Desculpem a minha distracção, só agora notei que ainda não publiquei nenhum molho deste tipo que agora mais que nunca é uma mais valia para enriquecer em termos de sabor as receitas de proteína vegetal, como por exemplo os hambúrgueres de leguminosas e vegetais, bolinhos salgados, tofu, seitan grelhado, etc.

Ingredientes:

1 dente de alho pequeno picadinho
2 colheres de sopa de cebola picadinha
Gengibre fresco ralado
2 colheres de sopa de pimentão vermelho picadinho
1 kg de tomates maduros cortados em pedaços pequenos sem pele e espremidos - para eliminar o excesso de liquido e as sementes
80 g de passas de uva sem grainha
2 colheres de sobremesa de sal marinho
200 ml de vinagre de cidra ou maçã
130 g de açúcar integral de cana ou  3 colheres de sopa de Agave
2 colheres de sopa de óleo de soja ou girassol

Comece por colocar numa caçarola alta o óleo, cebola, alho, gengibre, pimentão. Leve ao lume a refogar um pouquinho até a cebola ficar translucida (não deixe alourar). Junte o tomate, sal, vinagre e o açúcar. Deixe cozer em lume baixo até reduzir o liquido, (cerca de 50 minutos) mexendo de vez em quando. Por ultimo junte as passas de uva deixando cozinhar mais 5 minutos. Retire do fogo deite o chutney em frascos esterilizados e bem secos. Encha-os até ao topo, tape de imediato fechando bem a tampa e volte os frascos ao contrario deixando assim até arrefecer. - Com a tampa para baixo vai criar vácuo dentro dos frascos.
Conserva-se assim por alguns meses.