segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Romântica de Amoras (gelado)
Fez ontem oito dias, que colhemos amoras silvestres para consumir durante o ano. Eu e a minha amiga Rosário, tiramos a tarde para a colheita, enquanto os homens ficaram á pesca. Ficamos a ganhar, colhemos 5kg de amoras (cada uma) e eles não apanharam peixe nenhum.
Mas também quem nos manda reclamar: passamos o tempo todo a maldizer o regresso a casa, pois tínhamos que limpar e lavar as amoras, separa-las e congelar, e ainda o peixe para amanhar!!!...
Foi castigo, peixe nem vê-lo, ficámo-nos pelas amoras.
Ingredientes:
200 g de bolacha maria triturada
50 g de margarina derretida
300 g de amoras
1,5 dl de água
100 g + 150g + 2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de maizena
2,5 dl de leite
1 gema de ovo
2 pacotes de natas - 400 ml
nougat triturado
Misturar a bolacha com a margarina e colocar no fundo de uma forma de aro amovível, calcando bem com as mãos. Leve ao frigorífico 20 minutos.
Entretanto leve ao lume num tachinho as amoras, água e 100 g de açúcar. Deixe cozer 5minutos. Retire do fogo e triture tudo muito bem. De seguida passe por um coador a fim de retirar as grainhas. Reserve.
Numa caçarola coloque o leite, maizena, gema de ovo e 150 g de açúcar. Misture tudo muito bem e leve ao lume a engrossar. Retire e deixe arrefecer.
Adicione depois a este creme metade do polme obtido das amoras, de seguida 1 pacote de natas batidas.
Coloque o creme na forma sobre a base de bolacha, levando ao congelador cerca de 2 horas.
Bata as natas restantes com as 2 colheres de açúcar e deite sobre o creme de amoras já congelado. Leve de novo ao congelador mais 2 horas.
Na altura de servir, desenforme e salpique com o restante polme das amoras e nougat triturado.